O seu browser não é o mais indicado para ver este site porque não suporta Javascript. Actualize-o por favor.
 | Adicionar aos Favoritos
Página Inicial | Turismo | Apresentação

O Douro não é só vinhas e vinho, é essencialmente as suas gentes, as suas tradições, a sua Paisagem e a sua História.

Confundindo-se com o rio do mesmo nome, esta região nasce e vive intimamente ligado a ele. Mas apesar de outrora ter sido apenas uma via de comunicação, levando um tão afamado néctar que conhecemos como vinho do Porto, contribuindo e divulgando desta forma a nossa genuinidade ao exterior, é hoje não só uma via mas um pólo de atracção turística que importa conservar e divulgar.

Esta região com um perfil cultural e turístico perfeitamente manifestado, com as suas Quintas, Rotas e Vinhos, Romarias e Tradições, Gastronomia e Paisagem, elementos que mesmo individualmente são só por si chamamentos, tornam-se colectivamente aquilo a que Miguel Torga chamou de “Reino Maravilhoso".

Rico em assimetrias e contrastes, o Douro e o seu vale apresentam-se como uma obra secular, resultado do trabalho e paixão pela terra de populações inteiras que conseguiram transformar solos rochosos e pouco férteis em fileiras de socalcos e vinha de onde nasceu e brota ainda o célebre Vinho generoso.

A este facto não é alheio a mais alta distinção internacional, como Património da Humanidade, atribuída pela Unesco ao nosso Douro Vinhateiro. Os seus muros e patamares de socalcos em Xisto de pedra posta, resultado de tanto suor e sacrifício do Homem Duriense, apresentam-se hoje como uma tela paisagística ímpar no panorama nacional e internacional.

Fica aqui o desafio, venha visitar o Douro e depois verá….

 
Pelo Douro Histórico
Viajar connosco é conhecer o nosso território. [+]
Mais Rotas e Circuitos [+]
A carregar... Aguarde por favor
Partida
Destino
Calcular Percurso [+]
© 2017 Associação Douro Histórico. Termos de Utilização powered by Glups